UTI

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Américo Brasiliense está em funcionamento desde o início de 2009.

Este espaço conta com 10 leitos individualizados, todos com antessala e condições de uso de pressão negativa para isolamento respiratório. Cada leito conta com 1 monitor multiparamétrico e 1 aparelho de ventilação mecânica invasiva. No hospital, contamos ainda com 5 aparelhos para ventilação não invasiva. Para facilitar no cuidado dos usuários, existe um sistema de monitoração central.

Atendemos em média 39 usuários ao mês, vindos de várias cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS III), bem como de outras cidades do estado de São Paulo, através da central de regulação de ofertas de serviços de saúde do estado de São Paulo (CROSS).

Recebemos em nosso serviço, usuários de média a alta complexidade, a maioria dos quais com patologias clínicas como sepse grave e choque séptico, pneumonias, insuficiência cardíaca descompensada, doença pulmonar obstrutiva crônica agudizada, tuberculose, síndrome da imunodeficiência adquirida, entre outros.

Contamos com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes socias, médicos e fonoaudiólogas,fato que proporciona um tratamento mais completo ao usuário e às de sua família.

Auxiliando no bom funcionamento da unidade, dispomos de serviço de imagem (Raios X, Tomografia, Ultrassom e Ecocardiografia), laboratório (UNESP/ SESA), hematologia (Hemocentro de Araraquara) e patologia (Paino e SVO).

Várias especialidades médicas auxiliam no diagnóstico e tratamento dos usuários, dentre elas: nefrologia (que realiza procedimento de diálise na UTI), neurologia, hematologia, cardiologia, gastroclínica e gastro cirurgia, cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia, cirurgia vascular, proctologia, ginecologia, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, infectologia, entre outras.

A equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar também está presente, atuando diariamente com visitas na UTI para discussão de casos e orientação da equipe. Atualmente,temos disponível atendimento de fisioterapia nas 12h diurnas, todos os dias da semana.