Orientações para Cirurgias

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Caros Pacientes e Acompanhantes

Esperamos que você ou seu familiar tenha rápida recuperação. Durante este período faremos o possível para garantir um atendimento de máxima qualidade, colocando à sua disposição, recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os nossos quartos de internação possuem 02 leitos, com banheiro privativo, televisão, ar condicionado, internet sem fio e armários.

Não permaneça com dúvidas em relação ao seu tratamento de saúde, pergunte ao médico ou solicite orientações ao restante da equipe.

Caros Pacientes e Acompanhantes 

IMPORTANTE: Lembre-se de passar estas informações antecipadamente para a pessoa que irá lhe acompanhar durante a cirurgia.


Informe pré-cirurgico

Guarde bem o dia e o horário previsto para a sua cirurgia:

O procedimento cirúrgico pode ser antecipado ou atrasado. Se ocorrer situações imprevistas, agradecemos a compreensão.

Para a cirurgia, o paciente deverá se apresentar na Portaria 3 (Recepção da Internação).

Traga seus documentos pessoais, como: cartão de atendimento do HEAB, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

É obrigatória a presença de apenas 01 acompanhante maior de idade, que deve permanecer na sala de espera.

Se o paciente for menor de idade e o acompanhante estiver com veículo próprio, é necessário que na volta, venham dois acompanhantes que dirijam,

caso aconteça alguma intercorrência no trajeto, um deles poderá oferecer suporte.

É obrigatório trazer exames recentes e medicações que estejam em uso.


É importante que o paciente se prepare e se apresente com sua higiene pessoal em dia:

  • Tome banho antes de vir ao hospital;
  • Mantenha suas unhas curtas, limpas e sem esmalte;
  • Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana). Se houver necessidade, o corte dos pelos será feito pela equipe de enfermagem, antes da cirurgia, somente no local indicado pelo médico.
  • Não utilize cremes, pomadas ou qualquer produto que possa interferir com a limpeza ou integridade da pele;
  • Traga uma troca de roupa íntima, escova de cabelo e desodorantes; não há necessidade dos demais itens de higiene pessoal, pois o HEAB os disponibilizará para você;
  • Deixe suas jóias, inclusive aliança, e outros objetos de valor (dinheiro, cheque, cartão de crédito) em casa;
  • Não use lentes de contato no dia da cirurgia;
  • As próteses dentárias serão retiradas e, após a cirurgia, devolvidas;
  • Não venha dirigindo (nem carro, nem moto), pois no momento da alta você não poderá conduzir o veículo;
  • Atenção ao uso de medicamentos. Alguns poderão ser suspensos ou mantidos antes da cirurgia.

Siga sempre a orientação médica.

Alguns pacientes, após a realização do procedimento cirúrgico (ex. Cirurgia Torácica), poderão ser encaminhados para o pós cirúrgico na U.T.I.

Ressaltamos que na U.T.I. não é permitida a permanência de acompanhantes.

Favor comunicar ao hospital se apresentar gripe, resfriado, febre, tosse ou qualquer outro sintoma e/ou motivo que impeça o comparecimento na data agendada.


Durante a cirurgia

O Centro Cirúrgico conta com uma sala de espera que dispõe de TV, ar condicionado, revista e internet sem fio. É nessa sala que o acompanhante receberá, informações da equipe de enfermagem, sobre o paciente.

No decorrer da cirurgia o acompanhante deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de espera até que o paciente receba alta e seja encaminhado ao setor de internação. Nesse período o acompanhante está autorizado a sair da sala de espera apenas para realizar as refeições, ir ao banheiro e beber água.

O acompanhante tem direito a todas as refeições, que serão servidas no refeitório de acompanhantes localizado no saguão do 1º andar, nos horários abaixo:

REFEIÇÃO            PACIENTE            ACOMPANHANTE

Desjejum              08h00 às 09h45            08h00 às 09h00

Almoço                11h30 às 12h45            12h30 às 13h30

Lanche                  15h00 às 16h30            15h30 às 16h30

Jantar                    18h00 às 19h45            18h30 às 19h30

Ceia                      20h30 às 21h30            22h00 às 23h00


Pós-operatório

Após a cirurgia, o usuário será encaminhado para a Ala Branca (Clinica Cirúrgica e/ou Apoio Cirúrgico), podendo ou não receber alta no mesmo dia, a critério médico.

Informações para pacientes que receberam alta com menos de 24 horas após a anestesia:

O paciente deve ser transportado em veículos de quatro rodas até a sua residência por um acompanhante adulto.

Nas primeiras 24 horas do ato anestésico:

  • O paciente não deve dirigir, operar máquinas ou utensílios domésticos que exijam atenção e coordenação motora, também não devem assinar documentos importantes nem devem andar sozinhos na rua;
  • Deve ser mantido repouso, salvo em situações que algum método fisioterápico leve, esteja indicado para início precoce;
  • Não ingerir bebida alcoólica até a liberação pelo médico responsável;
  • Observar rigorosamente a prescrição e os horários das medicações e seguir as recomendações específicas para os cuidados com o procedimento realizado;

Em caso de complicações, procurar a Unidade Básica de Saúde ou algum Pronto Atendimento do município.

No momento da alta o paciente receberá:

  • Guia de contra referência;
  • Atestado (se necessário);
  • Receita Médica;
  • Cartão de consulta com a data do retorno;
  • Informe de atendimento.

Aproveite o momento da alta para tirar todas suas dúvidas, tais como: realização de curativos, administração de medicamentos prescritos, retirada de pontos.

Para finalizar

A cirurgia não será realizada sem a presença de um acompanhante.

Por motivos de segurança, todo acompanhante:

  • Deverá apresentar à recepção um documento com foto;
  • Poderá utilizar os armários da recepção de internação para que guardem seus pertences. Caso necessitem ir ao quarto com bolsas, sacolas e afins, os mesmos serão revistados na entrada e na saída;
  • Deverá, obrigatoriamente, usar o crachá de identificação entregue pela recepção durante o cadastro, de forma visível. Após a utilização, devolva o crachá na recepção, onde ele foi entregue;

É proibido fumar nas áreas internas e do HEAB.

Verifique se todos seus documentos foram entregues antes de ir embora.

Se o paciente necessitar de transporte do seu município, o hospital entrará em contato com o mesmo.

Caso utilize transporte próprio fique atento à alta do paciente e atenda ao chamado do HEAB com agilidade.

Em caso de reclamações, sugestões ou elogios procure o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ou utilize as urnas disponibilizadas pelo hospital, para a sua manifestação.