Orientações para Cirurgias

Caros Pacientes e Acompanhantes

Esperamos que você ou seu familiar tenha rápida recuperação. Durante este período faremos o possível para garantir um atendimento de máxima qualidade, colocando à sua disposição, recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os nossos quartos de internação possuem 02 leitos, com banheiro privativo, televisão, ar condicionado, internet sem fio e armários.

Não permaneça com dúvidas em relação ao seu tratamento de saúde, pergunte ao médico ou solicite orientações ao restante da equipe.

Caros Pacientes e Acompanhantes 

IMPORTANTE: Lembre-se de passar estas informações antecipadamente para a pessoa que irá lhe acompanhar durante a cirurgia.


Informe pré-cirurgico

Guarde bem o dia e o horário previsto para a sua cirurgia:

O procedimento cirúrgico pode ser antecipado ou atrasado. Se ocorrer situações imprevistas, agradecemos a compreensão.

Para a cirurgia, o paciente deverá se apresentar na Portaria 3 (Recepção da Internação).

Traga seus documentos pessoais, como: cartão de atendimento do HEAB, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

É obrigatória a presença de apenas 01 acompanhante maior de idade, que deve permanecer na sala de espera.

Se o paciente for menor de idade e o acompanhante estiver com veículo próprio, é necessário que na volta, venham dois acompanhantes que dirijam,

caso aconteça alguma intercorrência no trajeto, um deles poderá oferecer suporte.

É obrigatório trazer exames recentes e medicações que estejam em uso.


É importante que o paciente se prepare e se apresente com sua higiene pessoal em dia:

Siga sempre a orientação médica.

Alguns pacientes, após a realização do procedimento cirúrgico (ex. Cirurgia Torácica), poderão ser encaminhados para o pós cirúrgico na U.T.I.

Ressaltamos que na U.T.I. não é permitida a permanência de acompanhantes.

Favor comunicar ao hospital se apresentar gripe, resfriado, febre, tosse ou qualquer outro sintoma e/ou motivo que impeça o comparecimento na data agendada.


Durante a cirurgia

O Centro Cirúrgico conta com uma sala de espera que dispõe de TV, ar condicionado, revista e internet sem fio. É nessa sala que o acompanhante receberá, informações da equipe de enfermagem, sobre o paciente.

No decorrer da cirurgia o acompanhante deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de espera até que o paciente receba alta e seja encaminhado ao setor de internação. Nesse período o acompanhante está autorizado a sair da sala de espera apenas para realizar as refeições, ir ao banheiro e beber água.

O acompanhante tem direito a todas as refeições, que serão servidas no refeitório de acompanhantes localizado no saguão do 1º andar, nos horários abaixo:

REFEIÇÃO            PACIENTE            ACOMPANHANTE

Desjejum              08h00 às 09h45            08h00 às 09h00

Almoço                11h30 às 12h45            12h30 às 13h30

Lanche                  15h00 às 16h30            15h30 às 16h30

Jantar                    18h00 às 19h45            18h30 às 19h30

Ceia                      20h30 às 21h30            22h00 às 23h00


Pós-operatório

Após a cirurgia, o usuário será encaminhado para a Ala Branca (Clinica Cirúrgica e/ou Apoio Cirúrgico), podendo ou não receber alta no mesmo dia, a critério médico.

Informações para pacientes que receberam alta com menos de 24 horas após a anestesia:

O paciente deve ser transportado em veículos de quatro rodas até a sua residência por um acompanhante adulto.

Nas primeiras 24 horas do ato anestésico:

Em caso de complicações, procurar a Unidade Básica de Saúde ou algum Pronto Atendimento do município.

No momento da alta o paciente receberá:

Aproveite o momento da alta para tirar todas suas dúvidas, tais como: realização de curativos, administração de medicamentos prescritos, retirada de pontos.

Para finalizar

A cirurgia não será realizada sem a presença de um acompanhante.

Por motivos de segurança, todo acompanhante:

É proibido fumar nas áreas internas e do HEAB.

Verifique se todos seus documentos foram entregues antes de ir embora.

Se o paciente necessitar de transporte do seu município, o hospital entrará em contato com o mesmo.

Caso utilize transporte próprio fique atento à alta do paciente e atenda ao chamado do HEAB com agilidade.

Em caso de reclamações, sugestões ou elogios procure o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ou utilize as urnas disponibilizadas pelo hospital, para a sua manifestação.