Orientações para Acompanhantes
Todo paciente, independente da idade, exceto os que se encontram em isolamento respiratório ou de contato, têm direito a um acompanhante 24 horas por dia.

O acompanhante
Deve ter idade igual ou maior a 18 anos;
Deve permanecer com o paciente por pelo menos 6 horas após sua entrada, período durante o qual não será possível sair, inclusive, para fumar;
Devem, por motivos de segurança, apresentar à recepção um documento de identificação com foto;
Têm direito a alimentação.

Obs.: Estão disponíveis na recepção da Internação, armários para que os acompanhantes guardem seus objetos pessoais. Caso não queiram utilizá-los, é norma do HEAB que seus pertences sejam revistados por um vigilante.

Medicamentos
Durante a internação, o paciente recebe a medicação necessária para seu tratamento, de acordo com a prescrição médica.
IMPORTANTE: Nunca dê medicamentos ao paciente sem consentimento do médico responsável.

Horário de conversar com o médico
É possível conversar com o médico para obter notícias do paciente. O horário de informe médico de todas as alas é no período da manhã, das 11h às 13h, exceto da UTI, que é no período da tarde, das 17h às 19h.

O que é proibido
O paciente não deve trazer para a internação:
Alimentos, objetos de valor (jóias, relógio, cheque, dinheiro, etc.), travesseiro, edredom, cobertor, pijama, camisola, roupa de cama, toalha de banho, fralda e cigarro. Também não deve utilizar esmalte e base nas unhas das mãos ou dos pés.
Não é permitido tirar fotografias e fazer filmagens.

O que é permitido
Notebook e celular. Porém, utilize o aparelho com volume baixo, em respeito aos outros pacientes.
Sempre verifique a voltagem da tomada antes de utilizá-la. O hospital não se responsabilizará por perdas ou danos nos aparelhos eletrônicos.
As TV's devem ser desligadas às 23 horas.

Alimentação
Os pacientes recebem em seu próprio quarto uma dieta prescrita pelo médico e/ou nutricionista, portanto, não ofereça alimentos trazidos de fora do hospital.

REFEIÇÃO            PACIENTE            ACOMPANHANTE
Desjejum       08h00 às 09h45        08h00 às 09h00
Almoço          11h30 às 12h45        12h30 às 13h30
Lanche          15h00 às 16h30        15h30 às 16h30
Jantar            18h00 às 19h45        18h30 às 19h30
Ceia              20h30 às 21h30        22h00 às 23h00

Acompanhantes e visitantes
É obrigatório o uso de crachá de identificação em local visível. Ele será entregue pelo colaborador da recepção durante o cadastro para a visita;
Após a visita, devolva o crachá na recepção. A não devolução bloqueará a entrada do próximo visitante;
É permitida a entrada de 2 pessoas por vez: 1 (um) acompanhante e 1 (um) visitante ou 2 (dois) visitantes (se não houver acompanhante);
Recomenda-se que os visitantes e acompanhantes vistam-se adequadamente ao ambiente hospitalar (bermuda calça ou saia, blusa com manga e não exibir a barriga).

Caro Visitante e Acompanhante
Familiares, acompanhantes e responsáveis, para exercício de seu dever, serão convidados por nossa equipe a participar do cuidado do paciente, em especial, idosos, menores de 12 ou aqueles que tem algum grau de dependência. Participe! 
É proibido fumar na área interna do hospital. Na área externa, existem locais específicos para fumar, longe das portas e janelas. Consulte a equipe.
Não visite ou acompanhe o paciente caso esteja com algum problema de saúde.
O silêncio é importante, procure falar baixo nas recepções, quartos e corredores. Não sente-se na cama do paciente e não mexa nos equipamentos.
Não ofereça água ou alimentação ao paciente sem a autorização da equipe de enfermagem. As refeições dos pacientes internados são oferecidas pelo HEAB.
Não é aconselhável andar pelos corredores e quartos de outros pacientes internados. Caso haja necessidade, consulte a equipe.
Não divulgue ou comente com outras pessoas os problemas dos pacientes.
Não traga flores para os pacientes.

Visitas Religiosas
As visitas religiosas deverão ocorrer nos horários de visita já estabelecidos e deverão se limitar ao paciente solicitante.

Alta Hospitalar
Este é um momento muito especial. Muitas vezes a continuação do tratamento depende dos documentos que o paciente leva consigo ao deixar o HEAB. Por isso, fique atento e solicite as orientações necessárias para o prosseguimento do tratamento.
É de responsabilidade do HEAB o fornecimento dos seguintes documentos:
Guia de contra-referência;
Receituário em duas vias;
Atestado médico (se necessário);
Cartão de consulta com a data do retorno (se necessário);
Exames realizados durante o período de internação, bem como aqueles que o paciente trouxe consigo;
Informe de atendimento.
Verifique se todos estes documentos foram entregues antes de ir embora do hospital.
Caso o paciente necessite do transporte de seu município para a alta, o hospital fará o contato. Fique bem atento à alta do paciente e atenda ao chamado do HEAB com agilidade.

Recursos Disponíveis para utilização
No HEAB existem recursos disponíveis como:
Estacionamento gratuito, Área de Convivência Externa (térreo), Espaço Religioso (hall do 2º andar), Refeitório para Acompanhantes (enfermarias), SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) e Cantina (entrada principal).

Contamos com sua colaboração!
Em caso de dúvidas, pergunte à nossa equipe!