AME

A História do AME Américo Brasiliense

Universalidade, integralidade e equidade, são os princípios que fundamentam os AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades).  Os AMEs são Centros Ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas e não médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica de saúde.

Os AMEs foram criados para melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde, em um acordo entre Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo e municípios que aderiram a esse novo perfil de atendimento. A proposta do AME é proporcionar ao usuário um atendimento rápido e eficaz, promovendo assim, uma intervenção precoce e um direcionamento adequado, em problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados na rede básica pela sua complexidade, mas que não necessitam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

O Estado de São Paulo conta hoje com mais de 50 AMEs, situados em diversas cidades, da Capital ao Interior. 

O AME Américo Brasiliense surgiu em 2008, com uma nova proposta de atendimento à população da Região do Departamento Regional de Saúde III, ao todo, são 24 municípios beneficiados. Ele se destaca pela qualidade e quantidade de atendimentos. Por mês são realizados no AME Américo Brasiliense, em média, 10 mil atendimentos, entre consultas e exames.

Outro aspecto de destaque é a humanização. O cuidado com o usuário começa desde o agendamento da sua consulta e/ou exame. Todos os atendimentos do AME são com hora marcada e o espaço físico para acolhimento totalmente estruturado e moderno, proporcionando maior conforto para todos os que passam por atendimento.

O AME Américo Brasiliense conta com 19 consultórios destinados às consultas médicas (28 especialidades) e não médicas (4 especialidades), além de uma sala de procedimentos e setor para a realização de exames. As especialidades atendidas no AME são: Alergoimunologia Geral, Anestesia, Cardiologia, Cardiologia (Linha de Cuidados), Cirurgia Cabeça Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Geral Torácica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Doenças Reumáticas, Endocrinologia, Gastro Cirurgia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia Pediátrica, Moléstias Infecciosas, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia Geral, Otorrinolaringologia, Pneumologia Adulto, Proctologia, Urologia e Vascular

Todos os municípios recebem cotas destinadas a eles para agendamento em diversas especialidades. Estas cotas são disponibilizadas pelo AME Américo Brasiliense mensalmente ao DRSIII que, por sua vez, distribui entre os municípios pertencentes a este Diretório. 

Dentre todos os fatores positivos do AME Américo Brasiliense, ele apresenta uma particularidade, fica situado no mesmo espaço que o Hospital Estadual Américo Brasiliense, ou seja, mais uma vantagem que torna o atendimento à população ainda mais completo.