Serviço de Atendimento ao Usuário

O que é o SAU?

É um serviço que atua na defesa dos direitos e interesses dos usuários, contra atos e omissões cometidos tanto pela Instituição, Estado ou pelos Municípios. Visa garantir eficiência e crescente compromisso com a assistência prestada, além de ampliar o espaço participativo do usuário nos processos de organização do trabalho Institucional. 

O SAU é também responsável pela Pesquisa de Satisfação do Usuário que, por meio de questionários disponibilizados nas urnas do HEAB e AME Américo Brasiliense, avalia a qualidade dos serviços prestados através da opinião dos usuários. 

Como atuamos?

O SAU conta com sala própria localizada no Ambulatório de Especialidades, no piso térreo, o que garante acesso rápido e fácil ao serviço. No momento, encontra-se sob a coordenação do Serviço Social, que garante a efetividade dos encaminhamentos à diretoria e equipe envolvida. Todas as manifestações são documentadas e analisadas, contribuindo diretamente para avanços nos processos de trabalho, sendo o manifestante informado sobre as providencias efetivadas.  Ainda, o serviço é responsável pela Pesquisa de Satisfação do Usuário, que por meio de questionário estruturado disponibilizado por todo hospital e ambulatório, avalia a qualidade do serviço prestado sob a ótica dos usuários. Ao final, os dados são tabulados, apresentados à diretoria, disponibilizados para análise dos colaboradores e usuários, como também são enviados à Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. 

Como fazer elogios, sugestões ou reclamações?É possível se manifestar das seguintes formas:

Pessoalmente;

Por e-mail;

Por telefone;

Por escrito, através dos impressos disponíveis nas caixas de sugestões espalhadas no HEAB/AME;

Por que queremos ouvir o usuário?

Porque sua participação é muito importante e é através dela que atuamos na defesa dos direitos buscando, a melhoria deste serviço público.

O que acontece com os elogios, sugestões ou reclamações?

Todas as manifestações são analisadas e documentadas diariamente. Quanto pertinentes, são discutidas com a equipe (Diretoria Geral, Gerentes, Coordenadores e colaboradores das áreas envolvidas) para propor ações e mudanças gerenciais, buscando a solução do problema.


Contatos

E-mail: sauheab@heab.fmrp.usp.br

Telefone: (16) 3393-7834