Atividades Clínicas

O Complexo assistencial composto pelo Hospital Estadual Américo Brasiliense e pelo AME Américo Brasiliense é um prestador de serviços 100% SUS. Todos os atendimentos prestados estão integrados ao sistema público de saúde.

A assistência realizada tem foco na média complexidade, que é composta por um conjunto de ações e serviços que visam atender aos problemas de saúde mais frequentes na população, onde a assistência demanda a disponibilidade de profissionais especialistas e o uso de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

Atendendo solicitações de todo o estado, em especial aos municípios situados na região de saúde do Departamento Regional de Saúde - DRS III - Araraquara, está integrado aos sistemas de regulação de serviços eletivos e de urgências do CROSS, onde os gestores municipais, regionais e estaduais podem agendar e acompanhar, de modo on-line, a utilização desses serviços. 

Para acessar esses serviços, o usuário do SUS deve procurar um posto de atendimento SUS mais próximo de seu domicilio, onde será avaliado por um médico. Havendo a necessidade de encaminhamento, o médico do "postinho" preenche uma Guia de Referência, onde ele preenche com os recursos solicitados para o tratamento adequado desse paciente. O município então irá agendar um atendimento em suas referencias pactuadas para os recursos que foram solicitados.