HEAB na Rede de Saúde

A Qualidade no atendimento tornou o Hospital Estadual Américo Brasiliense o melhor Hospital do Interior do estado de São Paulo, segundo avaliação dos usuários SUS, em pesquisa realizada pela Secretária de Saúde do Estado.

O Complexo Assistencial é um prestador de serviços 100% SUS composto pelo Hospital Estadual Américo Brasiliense e pelo AME Américo Brasiliense onde realizam em média 12 mil atendimentos mensais.

A assistência realizada tem foco na média complexidade, que é composta por um conjunto de ações e serviços que visam atender aos problemas de saúde mais frequentes na população, onde a assistência demanda a disponibilidade de profissionais especialistas e o uso de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.


Consultas médicas no AME:

São consultas médicas feitas com especialistas, de caráter eletivo e de foco na média complexidade.


Consultas não médicas no AME:

O AME também possui um conjunto de atendimentos de áreas não médicas (Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição), que não possuem agendamento direto da rede, dando suporte apenas aos usuários encaminhados aos serviços médicos do AME.


Exames

O HEAB/AME realiza exames com agendamento direto da rede, além de usuários internados. Esses exames são feitos em setores específicos, organizados segundo a natureza dos exames realizados.

O Complexo Assistencial, conta ainda com apoio de laboratórios para exames de sangue, secreções, urina e fezes e para análise de exames anatomopatológicos para os usuários atendidos no AME e nas enfermarias.


Cirurgias Ambulatoriais e biopsias guiadas por imagem

O AME possui uma sala de procedimentos equipada para realização de pequenos procedimentos que não necessitam da intervenção conjunta de anestesista, utilizada principalmente pelas especialidades de Dermatologia, Cirurgia Plástica e Urologia. São feitos procedimentos como retirada de lesões de pele e tegumento e vasectomias.

Há ainda atividade de biopsias guiadas por métodos de imagem, como biopsias guiadas por US e CT, como biopsias de mamas, tireoide, próstata e fígado.


Consultas médicas e não médicas no Ambulatório do Hospital Estadual

Pacientes que necessitam de acompanhamento após internações e cirurgias no Hospital e não fazem parte do protocolo de atendimentos do AME Américo Brasiliense, são atendidos em outra estrutura ambulatorial presente no complexo, que é o Ambulatório do Hospital Estadual Américo Brasiliense, com desenho diferente do AME. Nesse ambulatório são atendidos apenas usuários oriundos de internações e procedimentos feitos no hospital;